Descubra quais alimentos que amarelam os dentes são consumidos no dia a dia. Confira as dicas para prevenir esse mal estético.
O seu sorriso é o seu cartão de visitas, mas como exibir um belo sorriso se você tem manchas nos dentes, ou se seus dentes estão amarelados? Esse é um problema muito comum, que você pode prevenir de uma forma muito fácil: evitando alimentos que amarelam os dentes. E aqui você vai saber mais sobre como prevenir as manchas nos dentes.
De onde vem as manchas nos dentes?
Apesar do que aparenta, as manchas nos dentes não vêm da camada mais externa, que é o esmalte dos dentes, a que mais atingimos ao escovar os nossos dentes.
As manchas e o amarelado nos dentes se formam em uma camada mais interna, que se chama dentina. O esmalte é a camada protetora da dentina e quando há algum tipo de dano nessa camada é que a dentina fica mais exposta e sujeita às manchas.
A escovação regular auxilia na remoção dos pigmentos para que eles não se acumulem de forma permanente, então mantenha a saúde bucal em dia e fique atento aos alimentos que causam manchas nos dentes. Mas afinal, quais são os alimentos que amarelam os dentes e causam manchas?
Alimentos que amarelam os dentes, mancham e escurecem
Os alimentos que amarelam os dentes e podem causar manchas estão divididos em dois grupos: Os alimentos ácidos e os alimentos com pigmentação em excesso. A combinação de alimentos desses dois tipos é o que mais promove as manchas nos dentes, então fique atento!
Alimentos ácidos
Um ambiente bucal ácido auxilia a desmineralização do esmalte dos dentes. A saliva é uma das responsáveis por repor esses minerais, mas quando um alimento com pigmentos em excesso é consumido logo após um alimento ácido, não há tempo do esmalte recuperar seus minerais e ficar menos exposto ou sensível às manchas. Alguns alimentos ácidos são:
- Laranja
- Limão
- Abacaxi
- Kiwi
- Tangerina
- Efervescentes
- Vinho
Alimentos pigmentados
Os alimentos com excesso de pigmentos ou corantes artificiais são os que, na verdade, podem manchar os seus dentes, desde que eles estejam enfraquecidos por um ambiente bucal ácido ou pela deficiência de uma higiene bucal adequada. Alguns desses alimentos são:
- Café
- Chá
- Suco de uva
- Vinho
- Refrigerantes
- Molho shoyu
- Catchup
- Beterraba
- Açaí
Alguns desses alimentos são especialmente perigosos, porque são ao mesmo tempo ácidos e possuem muita pigmentação, a exemplo do vinho e do molho shoyu. Outras dicas:Alguns desses alimentos são especialmente perigosos, porque são ao mesmo tempo ácidos e possuem muita pigmentação, a exemplo do vinho e do molho shoyu. Outras dicas:
– Se for beber refrigerantes, suco de uva ou chás gelados, opte pelo uso do canudinho para que a menor quantidade possível do líquido passe pelos seus dentes.
– Faça um bochecho com água após a ingestão de um alimento ácido ou com muita pigmentação.
– Após o consumo de alimentos ácidos, aguarde de 10 a 20 minutos antes de escovar, para que a sua saliva tenha tempo de repor os minerais do esmalte dos seus dentes e essa camada não seja prejudicada pela escovação.
O que fazer com os dentes amarelos?
Agora você já tem valiosas dicas de como prevenir as manchas nos dentes ou o amarelado nos dentes, mas e se você já tem essas manchas, o que fazer?
- Passo 1: Higiene bucal adequada
- Passo 2: Evite o consumo excessivo de alimentos que mancham
- Passo 3: Consulte o seu dentista regularmente
Consultando o seu dentista de 6 em 6 meses você garante uma saúde bucal em dia, dicas de como evitar e até mesmo lidar com as manchas nos dentes com produtos disponíveis no mercado e ainda terá uma avaliação profissional para o caso de um tratamento de clareamento dental, que pode ser indicado em alguns casos.