O que é bruxismo?
O Bruxismo, ou briquismo, é conhecido como o ato de ranger os dentes de modo involuntário, sendo na maioria dos casos, no período noturno. Enquanto o paciente está dormindo ele começa a ranger os dentes sem ter conhecimento e acaba por acordar com muito mal-estar, sem compreender ao certo o que aconteceu para que se sentisse desta forma.
O que sempre foi um grande mistério para os especialistas, era encontrar as causas exatas deste transtorno que atinge a vida de 80% da população mundial.
-
As consequências do bruxismo:
Além de provocar desgaste nos dentes, o bruxismo também gera dor nas mandíbulas, na musculatura da boca, dores de cabeça constantes, hipertrofia dos músculos e doenças periodontais. É por isso que ao notar os sintomas, o bruxismo deve ser levado a sério e o paciente deve buscar tratamento.
-
Quais as causas do bruxismo?
É especulado que o bruxismo vem mediante estresses na vida, seja por conta do trabalho ou pela vida privada do paciente. O bruxismo é um transtorno ligado muito à ansiedade. O estresse acaba por gerar esse impulso de ranger os dentes de modo que o mesmo só percebe os danos pela manhã, ao sentir dores de cabeça inexplicáveis e desconforto nas mandíbulas – às vezes, até mesmo dias após noites constantes de ranger os dentes.
-
Como tratar o bruxismo?
Se você se identificou com o que foi dito, fique calmo e saiba que há tratamento! Para isso, procure ajuda médica especializada e saiba que é possível reverter o caso e adaptar sua rotina para que o bruxismo não continue sendo um problema. Ressalto apenas para que não deixe para procurar ajuda muito tarde, visto que alguns dos danos podem ser irreversíveis.